Novas carteiras profissionais: o Sistema no século XXI

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 .
Um antigo anseio dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua está próximo de concretizar-se.  O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) estabelece um marco histórico com a nova matriz de identidade profissional do Sistema – um moderno e versátil “cartão inteligente” que possibilita também a identificação integral das atividades desenvolvidas.
As novas carteiras profissionais terão instrumentos digitais incorporados, facilmente acessíveis junto ao site do Confea e possibilitando armazenar os dados profissionais. Os Creas poderão disponibilizar os documentos com acesso a dados digitais a partir de 1º de dezembro.

“É o Sistema no século XXI. Vamos mudar de um documento de identidade de papel para um documento de alta tecnologia. Esta será a única carteira de ‘smart card’ com foto colorida e QR Code, por meio do qual será possível acessar os dados profissionais a partir de um celular”, define o presidente do Confea, engenheiro civil José Tadeu da Silva. “Essa é uma conquista dos profissionais do Sistema, que há anos pleiteavam um documento de identificação moderno, seguro e ágil”, acrescenta.

Segurança

A segurança do documento poderá ser medida pelo uso de tintas especiais que impedem cópias, além de informações em ultravioleta, QR Code e ainda um Chip PKI, que prepara para a inserção de certificados digitais no cartão, a famosa assinatura digital, que dependerá ainda da contratação de uma certificadora, por parte do profissional.

Servidores dos Conselhos Regionais em treinamento no CONFEA.

O cartão do Sistema Confea/Crea possibilitará o uso da certificação A3, o de maior segurança e com agilidade plena. Todos os dados pessoais serão criptografados, mantendo conexão com os servidores do Sistema Confea/Crea e Mútua. Já o uso do código de barras bidimensionais (QR Code) permite a transposição do cadastro profissional para placas e outros suportes, além da leitura de dados por smartphones. Ele também faz a ligação com o site do Confea, difundindo muito mais as informações dos profissionais regularizados, inclusive para a segurança da sociedade.

“Outro detalhe é que continuará cabendo aos Creas a atualização dos dados, no sistema de cadastro de profissionais Confea/Crea (SCI) . Haverá uma opção escrita ‘imprimir carteira profissional’. Automaticamente, os dados serão validados e impressos, se não houver nenhuma inconsistência”, diz o gestor, lembrando que, hoje, se o profissional está com dados inconsistentes ou com o nome incompleto, por exemplo, ele só consegue constatar isso depois da impressão da carteira. “Algo que poderia ser resolvido simplesmente visualizando a carteira profissional”.

Quanto ao QR Code, o gerente de Tecnologia da Informação do Confea acrescenta que ele terá ainda a função de validar a carteira profissional, informando seu status: ativo, bloqueado, cancelado, suspenso. "Ela vai mostrar uma página com as informações básicas do profissional: nome, local do visto, Crea de registro, títulos do profissional e  situação da carteira profissional”.

Novo Sistema de TI

Segundo o gestor da GTI, esse sistema de impressão de carteiras é somente um dos sistemas do novo barramento de serviços que será implantado pelo Confea para os profissionais, o chamado SCI. “Aguardem,  em breve, muitas novidades boas  ainda virão por ai para os profissionais, e para o Sistema”, considera Cristiano Oliveira.

Na Paraíba o sistema estará em pleno funcionamento para os profissionais que solicitarem as carteiras a partir de 04 de janeiro de 2016.

Equipe de Comunicação do CONFEA
Com Informações.