0

SOEA e CONTECC 2015

terça-feira, 28 de julho de 2015 .

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) realiza anualmente, a Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (SOEA), instituída por lei federal, com o objetivo de discutir as atribuições profissionais, questões relevantes ao desenvolvimento nacional, realizar cursos de capacitação, palestras, seminários, congressos, etc. 

Em 2014, foi instituído e realizado de forma concomitante à 71ª edição da SOEA, a primeira edição do Congresso Técnico Científico da Engenharia e da Agronomia - CONTECC’2014, que contou 3.750 congressistas registrados e 563 trabalhos técnicos científicos para avaliação, dos quais, 441 aceitos e publicados nos Anais e divulgados no site do CONFEA. Este ano o CONTECC, em segunda edição, será realizado na cidade de Fortaleza-CE, no Centro de Eventos do Ceará, de 15 a 18 de setembro de 2015, com o tema principal “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica”. Portanto, convidamos a todos participarem encaminhando e apresentando seus trabalhos técnicos científicos. Salientamos que este é um dos maiores eventos da America Latina na área de Engenharia e Agronomia, e uma “vitrine” para alunos, profissionais da Engenharia e Agronomia, pesquisadores, docentes e alunos de graduação e Pós-graduação apresentarem resultados de suas pesquisas, em todas as áreas da engenharia e agronomia. Do total dos trabalhos aprovados, 21 serão escolhidos e o autor principal terá passagem e estadia pagas pelo CONFEA, além de receber um certificado de “honra ao mérito”, ou seja, de premiação do trabalho que poderá ajudar em pontuações futuras de estágio, seleção para Pós-graduação, emprego, promoção de carreira, etc. 

A apresentação de trabalhos técnicos e científicos em congressos, seminários, etc., adiciona importância no currículo dos participantes, pois além de se tornarem mais conhecidos nas suas áreas de atuação, podem receber pontuação em concursos públicos, seleção para ingresso em mestrado, doutorado, programas de pesquisa, desenvolvimento, inovação, etc.. Também são importantes para avaliação dos Programas de Pós-graduação pela CAPES, pois um trabalho premiado tem peso maior para o aluno e para o Programa. O CONTECC, na primeira versão, aprovou o ISSN o qual será utilizado nesta segunda versão, proporcionando registro e divulgação formal, o que propicia maior credibilidade ao evento. 

O tema proposto para a 72ª SOEA e o CONTECC2015 “Sustentabilidade: Água, Energia e Inovação Tecnológica”, além de pertinente influencia a vida diária dos brasileiros que experimentam as crescentes restrições das crises hídricas e elétricas. De forma análoga, o Brasil enfrenta o desafio de produzir riqueza e desenvolvimento com sustentabilidade, sob o conceito amplo de “atender às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprirem suas próprias necessidades”. Portanto, trabalhos que abordem, proponham caminhos ou soluções para estes problemas, irão gerar oportunidades ainda não percebidas e poderão contribuir para o desenvolvimento cientifico tecnológico e econômico do Brasil. 

A comissão técnica-científica do CONTECC é composta por nove membros, sendo cinco da UFCG (três do CTRN, um do CCTA e um do CCT), dois representantes da UFPB e do MCTI e dois do sistema Confea/Crea.

Deixe seu Comentário:

Postar um comentário

 
CREA Júnior da Paraíba © Copyright | Template By MB |
Subir